O mês de março foi bastante produtivo para a equipe Evolua/Progrid. Diversas ações sociais e educacionais, voltadas aos desenvolvimento dos cooperados e comunidade, foram desenvolvidas em municípios atendidos pela cooperativa de crédito. “A equipe está cheia de energia, estamos trabalhando intensamente pra aproximar ainda mais a cooperativa das pessoas”, adianta Simone Manfroi, coordenadora de relacionamento com cooperados.
Jardim dos Sentidos, em Francisco Beltrão
No dia 11, foi feita a entrega do Jardim dos Sentidos, na Escola Municipal Pedro Algeri, de Francisco Beltrão. Realizada em parceria com a Associação de Senhoras de Rotarianos, a iniciativa visa sensibilizar quanto à questões ambientais os alunos e a comunidade escolar, priorizando estudantes cegos e de baixa visão atendidos pela sala de recursos multifuncional daquela escola.
“Através da implantação de plantas adaptadas aos clima da região e de outros materiais, o Jardim dos Sentidos proporciona estímulos aos sentidos, como olfato, paladar e tato, em relação a percepção da natureza. Além de um espaço de educação ambiental, o local é agradável e convida a outras atividades, como por exemplo a contação de histórias para os alunos da instituição”, resume Thaty Ronsani, uma das responsáveis pelo Progrid.
Dia de muitas atividades
No dia 22, Simone Manfroi e Thaty Ronsani estiveram na Apae, de Francisco Beltrão, entregando agendas para alunos atendidos pela instituição. “É uma ação que contribui para que os alunos especiais se sintam valorizados e que nos coloca a par de outras possíveis necessidades da Apae”, justifica Simone.
Na mesma data, o Progrid promoveu outras duas ações de conscientização e autoconhecimento. Em Dois Vizinhos, o colaborador da Evolua Josimar Potratz comandou uma aula magna para 60 estudantes do Centro Universitário Unisep. Ele abordou o tema ‘Eu protagonista’, uma conversa sobre autoconhecimento e autogestão.
Em Francisco Beltrão, foi promovida a palestra ‘Vivência Terapêutica’, com a terapeuta Graziela Chioqueta. O evento teve como público 35 cooperadas da Evolua. “Estas palestras nos aproximam das pessoas, promovem conhecimento e integração. Faz todo o sentido porque somos uma cooperativa feita por pessoas e para pessoas”, analisa Thaty Ronsani.
Em Pato Branco, tema foi finanças
No dia 28 teve mais palestra, mas desta vez o evento, realizado em Pato Branco, teve foco em ‘Gestão financeira e investimento’. A atividade, comandada pelo colaborador Vagner Zimmer, foi direcionada à mulheres integrantes da OAB e à cooperadas Evolua.
E para fechar o mês, dia 29, foi promovido o TNG – Atmosfera Teens — Treinando Novas Gerações. Realizado na igreja Assembleia de Deus (Centro), de Francisco Beltrão, o evento, comandado pelo colaborador Jakson Camargo, falou para um público de 40 adolescentes sobre cooperativismo, carreiras, profissões e desafios.
O Progrid/Evolua tem um cronograma intenso de ações para os próximos meses. Destinado desenvolver e integrar as comunidades onde a Evolua/Ailos atua, o programa tem uma grade diversificada de atividade e inclui também cursos em formato EAD. “A Evolua tem essa visão e ir até as pessoas, de levar o conhecimento que a cooperativa foi adquirindo e de tirar lições de cada evento que a gente promove ou participa. É mais que cooperativa de crédito, é uma força pra inspirar e transformar a sociedade. E o Progrid é a ferramenta que temos para promover essas transformações”, finaliza Simone Manfroi.