No dia 5 deste mês a Evolua empossou a diretoria da sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, que irá atuar no mandato 2022/2023. Tomaram posse as indicadas pela cooperativa, Greicy Kelly Juchneski (presidente) e Daiana Godinho Leite (suplente), e os dois mais votados na eleição realizada dia 5 de julho, Amanda Cordeiro dos Santos (vice-presidente) e Marcus Braulio Dorigueto Gravina (suplente).
A posse foi prestigiada pelo presidente da cooperativa, Jerson Vivian; diretor de operações, Luiz Antonio Panegalli, e pela coordenadora de gestão de pessoas, Gilvania Stocco. “Para as organizações preocupadas com o bem estar do seu pessoal, a Cipa é muito mais que uma imposição legal. Na Evolua, vemos como oportunidade de aproximar a, fortalecer o clima organizacional positivo e ainda inspirar as pessoas a melhorar os ambientes à sua volta”, comentou Gilvania.
Ela explicou que, embora pareça restrita ao ambiente de trabalho, a Cipa fortalece a cultura do cuidado com o outro e isso excede o ambiente corporativo. “O cipeiro passa a observar com outros olhos todos os locais onde se encontra, sempre pensando em agir preventivamente, procurando evitar acidentes e garantir a segurança das pessoas. É uma cultura que beneficia a sociedade.”
No que se refere ao ambiente de trabalho, mesmo em empresas com pouco risco de acidentes, há oportunidade para a atuação da Cipa. “Os ambientes administrativos não oferecem riscos como os que estão presentes em uma indústria, por exemplo, mas, mesmo assim, temos pontos que precisam ser tratados com atenção. O cipeiro pode, por exemplo, orientar colegas na questão da postura e ergonomia, entre outros cuidados”, reforça Gilvânia.
“Procuramos ver todas as atividades e mesmo as atribuições legais de maneira diferente. Se é pra fazer, queremos fazer bem feito, não queremos fazer só por obrigação. A Cipa traz aprendizados muito importantes e incentivamos os integrantes e realizar essa missão com empenho, cientes de que estarão contribuindo para que a Evolua se torne um local de trabalho ainda melhor”, finalizou o diretor de operações Luiz Antônio Panegalli.