O primeiro contato com o mercado de trabalho é uma experiência muito importante, que pode dar forte direcionamento para o futuro profissional de um jovem. Por isso, a Evolua dedica bastante atenção à capacitação e acompanhamento dos seus menores aprendizes. No dia 18 de maio, a cooperativa promoveu o Encontro de Aprendizes Cooperativos, que, além de atender ao 5º princípio do cooperativismo — Educação, formação e informação — é caminho para partilhar conhecimento e promover integração.
“Temos sete menores aprendizes e sabemos da nossa responsabilidade para ajudar estes jovens a adquirir conhecimento e vivências que os ajudem a definir o seu futuro profissional”, comenta o treinador comportamental Thiago Caetano, que esteve à frente do treinamento, realizado na sede da cooperativa, em Francisco Beltrão.
Thiago resume o Encontro de Aprendizes Cooperativos como um intercâmbio de experiências e oportunidade de partilha e de crescimento. “É um momento para se falar de forma descontraída mas responsável sobre o cooperativismo e sobre as perspectivas de trabalho dentro de um cenário de inovação. O evento nos dá oportunidade de orientar quanto aos comportamentos que os ajudarão a crescer em qualquer local de trabalho.”
Parceria com a Escola Oficina
A oportunidade de trabalhar como aprendiz na cooperativa é proporcionada através do programa de aprendizes, que tem abrangência nacional e é viabilizado por meio de políticas públicas e parcerias entre as instituições responsáveis pela aprendizagem e as empresas. No caso da Evolua, a instituição parceira é a Associação dos Amigos da Escola Oficina Adelíria Meurer, de Francisco Beltrão.
Primeira grande oportunidade
A Evolua entende o programa de Aprendiz Cooperativo como a primeira grande oportunidade de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho. “É uma experiência que pode abrir muitos caminhos para estes jovens participantes. Certamente aqueles que mostram comprometimento, responsabilidade e capacidade para trabalhar em grupo dão um grande passo para o seu futuro profissional”, avalia Gilvânia Stocco, coordenadora de gestão de pessoas da cooperativa.
Ela lembra que para Evolua o programa de aprendizes é positivo, pois além de trazer jovens que podem contribuir com o trabalho, também possibilita à instituição exercer de maneira efetiva um papel essencial às cooperativas, que é a responsabilidade social. “É uma das nossas muitas ações direcionadas a contribuir com a sociedade”, finaliza Gilvânia.