A coroação de um período de muito trabalho e excelentes resultados. Dá pra definir assim a Assembleia Geral Ordinária 2022 da Evolua, realizada no dia 8 deste mês, no espaço de eventos da Pampeana, em Francisco Beltrão. Na oportunidade, foram apresentados aos delegados e demais cooperados os resultados das votações realizadas nas assembleias de grupos de cooperados (ACGs) realizadas em março, e também a projeção de crescimento a curto e longo prazo.
Realizado em formato presencial e transmitido ao vivo pelo YouTube, o evento foi aberto pelo presidente do conselho de Administração Jerson Vivian e pelo diretor-executivo da cooperativa, Kelvi Krauspenhar. De início, foi lembrado o caminho percorrido para se chegar à AGO. Em março, de forma on-line, foram realizadas três Assembleias de Grupos de Cooperados, que contaram com a participação de mais de 3 mil cooperados. As AGCs também elegeram os delegados que, na AGO, validaram as decisões dos cooperados.
Resultados financeiros
Logo após a abertura, o diretor Kelvi Krauspenhar passou a apresentação dos resultados financeiros do exercício 2021, bem como do parecer dos auditores independentes e do conselho fiscal, que confirmaram a situação de equilíbrio financeiro da cooperativa de crédito. Entre os indicadores de destaque, estão a evolução de 148% no Patrimônio Líquido em relação a 2020; sobras de R$ 7.189 milhões e resultado social na casa dos R$ 66 milhões.
“Não faz sentido uma cooperativa de crédito existir se ela não trouxer vantagens pros seus cooperados, se ela não tiver sobras pra distribuir, se ela não tiver, ao final do exercício, feito diferença na comunidade onde atua. É isso que vocês delegados têm que ajudar a cobrar que aconteça, que a cooperativa faça jus ao seu nome”, recomendou Kelvi Krauspenhar.
Panegalli apresentou plano de trabalho
O diretor de operações Luiz Antônio Panegalli, apresentou o plano de trabalho para 2022 e pontos do planejamento estratégico da Evolua, válido até 2030. Ele explicou que a execução do planejamento levou cerca de um ano e envolveu todos os integrantes da cooperativa. “Nesse processo, pudemos fundamentar o planejamento nos nossos valores. E um desses valores diz que somos positivamente insatisfeitos. Queremos sempre fazer o melhor”, pontuou.
Crescer 10 vezes até 2030
Conforme apresentou Panegalli, no que se refere ao plano de trabalho para 2022, previamente aprovado pelas AGCs, a meta é crescer 53% no número de cooperados, 36% em sobras e 48% em ativos. Mas, o indicador mais impactante diz respeito ao crescimento a longo prazo: a meta da instituição é multiplicar em 10 vezes os números atuais até 2030. O que implica em sair da casa dos 30 mil cooperados e chegar a 300 mil. “Isso significa que em dez anos estaremos contribuindo com a vida de dez vezes mais pessoas através da relação cooperativa”, frisou o diretor de operações.
Ser a principal instituição do cooperado
A Evolua trabalha para se tornar a principal instituição financeira de seus cooperados. “Talvez não possamos ser a única, mas vamos trabalhar para a ser a principal solução para a área financeira dos nossos cooperados”, declarou Panegalli. Ele explicou que isso amplia as receitas da cooperativa: “Quanto mais negócios o cooperado faz conosco, mais receitas são geradas pra cooperativa”.
Manifesto Evolua: cooperar é melhor que competir
Luiz Antônio Panegalli apresentou vídeo com o ‘Manifesto Evolua’, uma declaração de valores, princípios e metas da cooperativa, que foram levantados pela equipe durante a execução do planejamento 2030. Entre outros temas, o material anuncia o empenho da instituição para impulsionar o crescimento pessoal dos indivíduos e das comunidades onde atua e a busca pelo fortalecimento do cooperativismo em conjunto com outras instituições do segmento. Uma das frases marcantes do Manifesto resume a proposta: ‘cooperar é melhor que competir’.
Confirmação do novo conselho de administração
Na sequência, foi confirmado o novo conselho de Administração da cooperativa, que terá mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2026. Compõe o conselho Jerson Vivian, reeleito presidente; Wilson Marcos Lopes, vice-presidente; e Marcelo Saggin, secretário.
Concluída a AGO, iniciou-se a Assembleia Geral Extraordinária, que tratou da reforma do Estatuto Social, incluindo a ratificação de alterações do regimento interno e deliberação sobre captação de recursos dos municípios. As alterações estão relacionadas aos projetos de expansão da cooperativa, que dos atuais 36 municípios, passa a ter possibilidade de atuação em 231 municípios no Paraná e Santa Catarina.
“Apesar da grande quantidade de informações que envolve uma Assembleia como esta, tivemos um evento muito objetivo e democrático, de grande relevância para o futuro da Evolua. Conseguimos repassar todas as informações de maneira transparente para os delegados e aprovar mudanças que irão dar forte impulso à expansão da cooperativa”, analisa o diretor-executivo Kelvi Krauspenhar.