Tornar-se digital facilita o seu dia a dia, mas sem descuidar da segurança dos seus dados. Você tem recebido mensagens em nome da Cooperativa solicitando a sua senha para efetuar alguma operação? Se sim, fique atento, pois alguém está tentando aplicar um golpe.
Seja por SMS, e-mail ou ligação, as fraudes acontecem a todo o momento e, muitas vezes, sequer notamos a diferença. Mas como precaução nunca é demais, chegou o momento de ficar atento à sua segurança para identificar qualquer movimentação suspeita.
Para auxiliar, além de diariamente desenvolvermos novas medidas de proteção aos seus dados, separamos algumas orientações e cuidados para você conseguir identificar uma tentativa fraude.
Somente os colaboradores podem falar em nome da Cooperativa
Nenhum motoboy vai passar na sua casa para recolher um cartão vencido ou qualquer atendente realiza visitas para fechar algum contrato de serviço.
Nossas equipes atendem somente nos Postos de Atendimento e conectados ao nosso sistema. Por isso se alguém procurar você em nome da Cooperativa desconfie e entre em contato com uma unidade de atendimento mais próxima imediatamente.
A cooperativa nunca envia SMS com link
Já dissemos outras vezes, mas não custa reforçar: a cooperativa não envia SMS, e-mail ou qualquer tipo de comunicação solicitando suas senhas de acesso: números, frase secreta e letras.
Se tiver dúvidas ou notar algo suspeito, entre em contato com o seu Posto de Atendimento ou pelo SAC 0800 647 2200.
Não caia em promoções falsas
Promoções são sempre tentadoras, mas fique atento: ao receber mensagens indicando que você ganhou pontos ou crédito na Cooperativa, pedindo a sua senha para ter acesso, não clique, pois trata-se de fraude.
Verifique a autenticidade dos boletos
Seja pela praticidade ou pela economia, o pagamento de boletos via internet já virou rotina. Mas é sempre bom lembrar: se você receber alguma cobrança em sua caixa de e-mail, verifique se o código referente à Cooperativa (085) aparece no documento ao lado do logo da instituição. O melhor mesmo é acessar a Conta Online sempre que precisar consultar a segunda via.
Utilize senhas complexas
Com certeza, o dia do seu aniversário é uma data mais que especial, não é mesmo? Mas utilizá-lo como senha para suas operações financeiras pode não ser uma boa ideia. Ao escolher sua senha, dê sempre preferência para números mais complexos e, de tempos em tempos, altere a sua senha. Lembre-se: não utilize a mesma senha para vários acessos.
Ao final de cada operação, encerre as atividades
Sempre que finalizar uma operação pelo Aplicativo Ailos, Ailos Cartões ou Conta Online, não esqueça de acionar o botão sair para encerrar a operação por completo. Dessa forma, você garante o término da sessão, evitando que esta possa ser retomada de forma indevida.
Novos golpes estão sempre surgindo então não custa reforçar o básico:
● A Cooperativa nunca solicita senha para atualização do aplicativo Ailos ou atualização cadastral.
● Assim como nunca solicitamos o preenchimento de várias etapas de segurança juntas na hora de acessar a Conta Online ou aplicativo Ailos (senha, frase secreta e letras, CNPJ/CPF e telefone).
● Ao acessar sua Conta Online evite utilizar sites de busca. O ideal é sempre digitar o endereço do site completo de sua Cooperativa no navegador, pois assim você tem mais segurança.
Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Se tiver dúvidas ou notar algo suspeito, entre em contato com o SAC 0800 647 2200.