Envolvimento com a comunidade de maneira prática e produtiva é uma busca constante na Evolua. A cooperativa promove diversas atividades a fim de estar próxima e sintonizada à realidade e demandas da sociedade onde atua. Um exemplo concreto desta filosofia de trabalho é o Ideathon, realizado dia 24 de março, na Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão – Acefb.
Promovido em parceria com o Cicklo — hub de inovação da Acefb, o Ideathon levantou sugestões sobre o que pode ser feito na futura sede administrativa da Evolua e no seu entorno a fim de beneficiar a comunidade. O evento contou com participação de cerca de 70 convidados, entre estudantes universitários e profissionais com longa experiência no mercado e vivência na sociedade local, que trabalharam em grupos de até seis pessoas.
interação entre os participantes e levantou excelentes ideias para o nosso projeto, que vai muito além da construção de um prédio. A Evolua busca uma sede que, além de atender às necessidades da cooperativa, traga avanços, e estimule o crescimento da comunidade”, informa Alex Grasiani, coordenador de projetos de qualidade.
Alex comandou a organização do Ideathon e avalia que a primeira edição da iniciativa atingiu seus objetivos. “O material com as ideias levantadas ainda está sendo compilado, mas, pelo que vimos durante a apresentação no dia do evento, há muito riqueza nas sugestões, muitas ideias aplicáveis, que deverão ser levadas em conta na construção do projeto da sede”, adianta.
Chamou a atenção do coordenador de projetos a disposição da comunidade para participar do Ideathon. “De forma voluntária, numa sexta-feira à noite, as pessoas deixaram de lado seus afazeres pessoais e destinaram tempo, conhecimento e criatividade para nos ajudar a encontrar soluções para a sociedade. Ficamos muito satisfeitos com os resultados”.
Partipantes avaliam o Ideathon
“Com toda a certeza surgiram ótimas ideias! Entre as muitas sugestões dadas, as de criar um ambiente robotizado, ser um ambiente que atenda todas as necessidades, chamaram a minha atenção. Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Dados, então uma das ideias que eu mais gostei foi a de criar um ambiente para estudos e lazeres voltado para a área de programação. Mas teve inúmeras ideias ótimas”, relata Emanuel Bernardon, estudante do Cesul. Sobre as dinâmicas aplicadas no Ideathon, ele acrescenta: “Nunca tinha participado de uma metodologia como essa, foi uma das mais legais de se fazer. E trouxe muito conhecimento, pois no ambiente tinha pessoas de vários cargos dentro da comunidade, pessoas com visões diferentes”.
Para a arquiteta e urbanista Carolina Aguero Dariva, o Ideathon foi produtivo, permitiu à cooperativa ouvir as necessidades da comunidade e entender melhor a dinâmica do local onde vai se instalar, tornando o processo benéfico para todos. “Surgiram boas sugestões e deu pra perceber que todos os presentes puderam contribuir. O que mais me chamou a atenção foi a sugestão de implementação de uma praça, ou algo do gênero, que possa ser utilizada por todas as faixas etárias, e de um centro cultural para disseminar arte e cultura”.
Lucas Sczepanski, também arquiteto e urbanista, tem opinião semelhante: “Surgiram boas sugestões, entre elas a de criação de espaços efêmeros, para múltiplos usos, como eventos de cunho educativo, palestras ou até mesmo pequenas exposições artísticas. Além de ser bom para a população, também é ótimo para disseminar o espírito cooperativista incentivado pela Evolua”. Ele exaltou também a iniciativa da cooperativa de dedicar um pouco do seu espaço, que normalmente seria somente para uso privado, para a utilização da comunidade.