Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Ideathon levanta ideias para que sede da Evolua, no Água Branca, beneficie comunidade

Representantes da comunidade e colaboradores da Evolua e Sistema Ailos, em frente à Acefb, após a conclusão das atividades do 1º Ideathon.

Envolvimento com a comunidade de maneira prática e produtiva é uma busca constante na Evolua. A cooperativa promove diversas atividades a fim de estar próxima e sintonizada à realidade e demandas da sociedade onde atua. Um exemplo concreto desta filosofia de trabalho é o Ideathon, realizado dia 24 de março, na Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão – Acefb.

Promovido em parceria com o Cicklo — hub de inovação da Acefb, o Ideathon levantou sugestões sobre o que pode ser feito na futura sede administrativa da Evolua e no seu entorno a fim de beneficiar a comunidade. O evento contou com participação de cerca de 70 convidados, entre estudantes universitários e profissionais com longa experiência no mercado e vivência na sociedade local, que trabalharam em grupos de até seis pessoas.

Alex Grasiani orienta um dos grupos que trabalhou no Ideathon.

interação entre os participantes e levantou excelentes ideias para o nosso projeto, que vai muito além da construção de um prédio. A Evolua busca uma sede que, além de atender às necessidades da cooperativa, traga avanços, e estimule o crescimento da comunidade”, informa Alex Grasiani, coordenador de projetos de qualidade.

Alex comandou a organização do Ideathon e avalia que a primeira edição da iniciativa atingiu seus objetivos. “O material com as ideias levantadas ainda está sendo compilado, mas, pelo que vimos durante a apresentação no dia do evento, há muito riqueza nas sugestões, muitas ideias aplicáveis, que deverão ser levadas em conta na construção do projeto da sede”, adianta.

Atividades mesclaram acadêmicos e profissionais experientes.

Chamou a atenção do coordenador de projetos a disposição da comunidade para participar do Ideathon. “De forma voluntária, numa sexta-feira à noite, as pessoas deixaram de lado seus afazeres pessoais e destinaram tempo, conhecimento e criatividade para nos ajudar a encontrar soluções para a sociedade. Ficamos muito satisfeitos com os resultados”.

Diretor executivo da Evolua, Kelvi Krauspenhar na abertura do Ideathon.

Partipantes avaliam o Ideathon

“Com toda a certeza surgiram ótimas ideias! Entre as muitas sugestões dadas, as de criar um ambiente robotizado, ser um ambiente que atenda todas as necessidades, chamaram a minha atenção. Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Dados, então uma das ideias que eu mais gostei foi a de criar um ambiente para estudos e lazeres voltado para a área de programação. Mas teve inúmeras ideias ótimas”, relata Emanuel Bernardon, estudante do Cesul. Sobre as dinâmicas aplicadas no Ideathon, ele acrescenta: “Nunca tinha participado de uma metodologia como essa, foi uma das mais legais de se fazer. E trouxe muito conhecimento, pois no ambiente tinha pessoas de vários cargos dentro da comunidade, pessoas com visões diferentes”.

Para a arquiteta e urbanista Carolina Aguero Dariva, o Ideathon foi produtivo, permitiu à cooperativa ouvir as necessidades da comunidade e entender melhor a dinâmica do local onde vai se instalar, tornando o processo benéfico para todos. “Surgiram boas sugestões e deu pra perceber que todos os presentes puderam contribuir. O que mais me chamou a atenção foi a sugestão de implementação de uma praça, ou algo do gênero, que possa ser utilizada por todas as faixas etárias, e de um centro cultural para disseminar arte e cultura”.

Lucas Sczepanski, também arquiteto e urbanista, tem opinião semelhante: “Surgiram boas sugestões, entre elas a de criação de espaços efêmeros, para múltiplos usos, como eventos de cunho educativo, palestras ou até mesmo pequenas exposições artísticas. Além de ser bom para a população, também é ótimo para disseminar o espírito cooperativista incentivado pela Evolua”. Ele exaltou também a iniciativa da cooperativa de dedicar um pouco do seu espaço, que normalmente seria somente para uso privado, para a utilização da comunidade.

Palavras-chave
ideathon
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png